Os transtornos de aprendizagem compreendem uma inabilidade específica, como de leitura, escrita ou matemática, em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual. O transtorno deve estar presente desde os primeiros anos de vida, o que pode ser evidenciado por um atraso no desenvolvimento da habilidade em questão. Os transtornos de aprendizagem são: Transtorno de leitura; Transtorno da matemática e Transtorno da expressão escrita. (Ohlweiler 2006)
Dislexia
A dislexia é um transtorno manifestado por dificuldade na aprendizagem da leitura, independentemente de instrução convencional, inteligência adequada e oportunidade sociocultural. Para ser levantado a hipótese de dislexia deve ser oportunizado várias formas de alfabetização e no mínimo 2 anos escolares. Seguem algumas observações a serem seguidas em um processo de investigação:
a) Leitura e escrita muitas vezes incompreensíveis;
b) Confusões de letras com diferentes orientações espaciais: p/q; b/d;
c) Confusão de letras com sons semelhantes: p/b; d/t; g/j;
d) Inversão de silabas ou palavras: par/pra; lata/alta;
e) Substituição de palavras com estrutura semelhantes: contribuiu/construiu;
f) Supressão ou adição de letras ou de silabas: caalo/cavalo; berla/bela;
g) Repetição de silabas ou palavras: eu jogo jogo bola; bolo de chococolate;
h) Fragmentação de palavras: querojo gar bolahoje;
i) Dificuldade para ler e entender o texto lido.
(Rotta, 2006)
Disgrafia
A disgrafia é uma dificuldade acentuada com a grafia das palavras, é ligada a parte motora do indivíduo. As principais queixas e observações a serem realizadas são:
1) Recusa-se a realizar temas e trabalhos escolares;
2) Estresse pessoal e familiar, principalmente na hora do estudo;
3) Cadernos incompletos, com rasuras, desenhos aleatórios, excesso de pressão no traçado;
4) Desatenção as solicitações do professor;
5) Queixas escolares frequentes;
6) Desorganização pessoal, roupas, mochila, quarto;
7) Omissão de datas para entrega de tarefas e provas escolares;
8) Letra ilegível;
9) Lentidão para copiar;
10) Repetência escolar.
(Leonhardt 2006)