O que são transtornos de aprendizagem?

Os transtornos de aprendizagem compreendem uma inabilidade específica, como de leitura, escrita ou matemática, em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual. O transtorno deve estar presente desde os primeiros anos de vida, o que pode ser evidenciado por um atraso no desenvolvimento da habilidade em questão. Os transtornos de aprendizagem são: Transtorno de leitura; Transtorno da matemática e Transtorno da expressão escrita. (Ohlweiler 2006)

Dislexia

A dislexia é um transtorno manifestado por dificuldade na aprendizagem da leitura, independentemente de instrução convencional, inteligência adequada e oportunidade sociocultural. Para ser levantado a hipótese de dislexia deve ser oportunizado várias formas de alfabetização e no mínimo 2 anos escolares. Seguem algumas observações a serem seguidas em um processo de investigação:

a) Leitura e escrita muitas vezes incompreensíveis;

b) Confusões de letras com diferentes orientações espaciais: p/q; b/d;

c) Confusão de letras com sons semelhantes: p/b; d/t; g/j;

d) Inversão de silabas ou palavras: par/pra; lata/alta;

e) Substituição de palavras com estrutura semelhantes: contribuiu/construiu;

f) Supressão ou adição de letras ou de silabas: caalo/cavalo; berla/bela;

g) Repetição de silabas ou palavras: eu jogo jogo bola; bolo de chococolate;

h) Fragmentação de palavras: querojo gar bolahoje;

i) Dificuldade para ler e entender o texto lido.

(Rotta, 2006)

Disgrafia

A disgrafia é uma dificuldade acentuada com a grafia das palavras, é ligada a parte motora do indivíduo. As principais queixas e observações a serem realizadas são:

1) Recusa-se a realizar temas e trabalhos escolares;

2) Estresse pessoal e familiar, principalmente na hora do estudo;

3) Cadernos incompletos, com rasuras, desenhos aleatórios, excesso de pressão no traçado;

4) Desatenção as solicitações do professor;

5) Queixas escolares frequentes;

6) Desorganização pessoal, roupas, mochila, quarto;

7) Omissão de datas para entrega de tarefas e provas escolares;

8) Letra ilegível;

9) Lentidão para copiar;

10) Repetência escolar.

(Leonhardt 2006)