O desenvolvimento da linguagem verbal não se dá de forma isolada, vai acontecendo juntamente com outras transformações no comportamento da criança pequena que estão relacionadas com sua forma de interagir e compreender o mundo.
Desta maneira, o desenvolvimento normal da criança depende de algumas habilidades importantes como: percepção visual e auditiva, cognição, locomoção, preensão e alimentação.
No primeiro ano de vida a criança desenvolve a comunicação e a linguagem, atenção compartilhada e contato social, cooperação em crescimento, dá início às sinalizações vocais para regulação de comportamento, interação e obtenção de atenção e compreende palavras rotineiras.
No segundo ano de vida, há um aumento na persistência e intenção das sinalizações verbais, inicia aquisição do simbolismo a respeito do contexto e de suas ações e maior antecipação.
Ao analisar o desenvolvimento da criança é preciso considerar os aspectos intrínsecos e orgânicos, as interações e os fatores ambientais: físico, emocional e sociocultural que a criança está inserida.
1 a 3 meses
Habilidades receptivas
Tarefas esperadas
1. Movimento ocular, ritmo de respiração ou atividades corporal muda quando uma sineta soa perto da cabeça do bebê
2. Sorri quando estimulado socialmente
3. Apresenta resposta facial, vocal e corporal à face humana
4. Reage a diferente vozes humanas
Atividades sugeridas
1. Observar expressões faciais, gestos, postura corporal e movimentos quando a vocalização é produzida
2. Sorrir e falar brandamente em tom agradável enquanto segurar, tocar ou movimentar o bebê
3. Segurá-lo, tocá-lo e interagir com ele freqüentemente para agradá-lo
4. Evitar deixar a criança ficar chorando de modo incessante, por longo tempo
Habilidades expressivas
Tarefas esperadas
1. Realiza vocalizações pré-lingüisticas que consistem em arrulhos, sons guturais, como: gu
2. Emite sons “prazerosos”, constituído de vogais brandas
3. Emite sons de sucção
4. O choro pode ser diferenciado pela mãe, conforme seja por desconforto; dor ou fome
5. Um som de A pode ser ouvido no choro sentido
4 a 8 meses
Habilidades receptivas
Tarefas esperadas
1. Olhos localizam a fonte do som
2. Responde ao “ u…u”, olhando para a face de fonte de si
3. A cabeça se volta ao som de celofane seguro e amassado a 60cm de distância e num ângulo de 135° de ambos os lados da cabeça
4. Vira a cabeça para localizar o som de “olha aqui”, quando se fala em ângulo de sua cabeça, a 60 cm de distância*
5. Volta a cabeça ao som do chocalho
6. Responde diferentemente ao aspirador, fone, campainha da porta ou ao som de um cão latindo; pode chorar, choramingar, procurar o som ou a mãe pode relatar modificações de tensão corporal.
7. Responde elevando os braços quando a mãe diz “vem”
Atividades sugeridas
1. Aproximar-se sorrindo para ficar face a face com a criança
2. Vocalizar em resposta a padrões de inflexão e quando a criança está produzindo sons que ela emite
3. Observar sinais sutis de comunicação, tais como virar os olhos, lutar para movimentar-se, corado da pele, tensão do corpo ou movimento de braços
4. Vocalizar com a criança enquanto ela está no colo, quando é banhada, alimentada, vestida, mudadas as fraldas, ao prepará-la para dormir
5. Estimular o riso com leves cócegas
6.Observar as reações da criança a sinetas, apitos, corneta, fone, canto, fala, caixa de música, brinquedos ruidosos, e aos ruídos comuns da casa.
7. Quando falar à criança, ficar em posição de modo a que possa ver a face de quem fala
Habilidades expressivas
Tarefas esperadas
1. Usa padrões diferentes de inflexão: ah uh ah
2. Ri alto quando estimulada
3. Apresenta padrões diferentes de choro quando com fome, dor ou irritada
4. Produz sons vogais e encadeia sílabas (babá, Gugu, didi)
5. Efetua “sons de fala” em resposta a quem fala com ela
6. Balbucia produzindo sons consonantais bá, dá, m-m
7. Vocaliza para os brinquedos
8. Diz “pa-pa” ou “ma-ma”, mas não à presença dos pais
Atividades sugeridas
1. Colocar a criança ao nível dos olhos enquanto se fala com ela durante o dia
2. Se os sons de choro e riso não são percebidos nesta época, falar com o médico da família, pediatra, enfermeira ou levá-la a uma boa clínica infantil.
9 a 12 meses
Habilidades receptivas
Tarefas esperadas
1. Cessa a atividades quando o nome é pronunciado ou “não-não” é dito
2. Desenvolve brinquedos quando se lhe pede e se acompanha o pedido com gestos corporais e expressões faciais
3. Atende a ordens simples
Atividades sugeridas
1. Obter a atenção da criança quando se der alguma ordem
2. Acompanhar a explicação oral com gestos
3. Falar com a criança enquanto se alimenta, banha ou brinca
4. Prover sons que a criança posso imitar, tais como estalar a língua, estalar os lábios
9 a 12 meses
Habilidades receptivas
Tarefas esperadas
1. Cessa a atividades quando o nome é pronunciado ou “não-não” é dito
2. Desenvolve brinquedos quando se lhe pede e se acompanha o pedido com gestos corporais e expressões faciais
3. Atende a ordens simples
Atividades sugeridas
1. Obter a atenção da criança quando se der alguma ordem
2. Acompanhar a explicação oral com gestos
3. Falar com a criança enquanto se alimenta, banha ou brinca
4. Prover sons que a criança posso imitar, tais como estalar a língua, estalar os lábios
Habilidades expressivas
Tarefas esperadas
1. Imita sons definidos da fala tais como estalar de língua, estalar os lábios, ou tossir
2. Deve possuir duas palavras que sejam específicas para os pais: “mama”, “papa” ou equivalentes
Atividades sugeridas
1. Repetir explicações freqüentemente e fazer a criança participar na ação: abrir e fechar gaveta, mover braços e pernas para baixo e para cima.
2. Fazer a criança observar ordens verbais como ficar de pé, sentar, fechar a perna, abri-la, voltar
13 a 18 meses
Habilidades receptivas
Tarefas esperadas
1. Atende à pessoa que fala com ela
2. Quando mandada, encontra “o nenê” em gravura, anúncios, revistas ou livro de história
3. Indica o que quer por gestos
4. Olha para os membros da família ou animal de estimação quando o nome é dito
Atividades sugeridas
1. Incorporar a repetição como rotina diária do lar.
a) Alimentação: denominar o alimento da criança e seus utensílios; perguntar se ela gosta da sobremesa, concentrar ou rever de modo simples os acontecimentos do dia
b) Deveres da casa: a mãe nomeia cada objeto que espana; pronunciar palavras enquanto cozinha ou prepara a comida.
c) Hora de brincar: identificar brinquedos quando usá-los; explicar suas funções
2. Deixar a criança ver a vocalização das palavras
3. Encorajar a verbalização e expressão de desejos.
19 a 30 meses
Habilidades receptivas
Tarefas esperadas
1. Aponta para uma parte do corpo quando ela é nomeada
2. Segue duas ou três ordens verbais não acompanhadas por expressão facial ou gestos corporais, como: por a bola na mesa, dar para a mãe ou colocá-la na caixa
Atividades sugeridas
1. Continuar a apresentar-lhe objetos concretos; falar sobre as atividades em que a criança está envolvida
2. Incluir a criança na conversação durante as horas das refeições
3. Encorajar a fala fazendo a criança expressar seus desejos
4. Incorporar jogos à rotina do banho, fazendo a criança nomear e apontar partes do corpo
Habilidades expressivas
Tarefas esperadas
1. Combina duas palavras diferentes como: “jogar bola”, “quer doce”
2. Nomeia objetos em gravuras, como: gato, passarinho, cachorro, cavalo, homem
3. Refere-se a si pelo pronome eu em lugar do nome
Atividades sugeridas
1. À medida que a criança ganha confiança em lembrar e usar de modo correto as palavras, encorajá-la a usar menos gestos
2. Contar e nomear artigos do vestuário quando são colocados na criança
3. Contar e nomear os talheres quando são colocados à mesa
4. Classificar, combinar e nomear junto com a criança roupas para lavar, panelas, vegetais e frutas.
5. Fazer a criança manter um álbum e acrescentar uma gravura cada dia para aumentar o reconhecimento de palavras do vocabulário
6. Usar 15 a 20 minutos por dia folheando livretos e nomeando as gravuras; fazer a criança apontar para os objetos nomeados
7. Auxiliar a criança a desenvolver uma base de vocabulário funcional para expressar necessidades e informações sobre o ambiente circunvizinho
8. Sempre que possível usar a palavra (por exemplo, papel), mostrar o objeto, fazer a criança pegá-lo, usá-lo, estimulando a criança para que olhe enquanto se diz a palavra e sugerindo que repita, evitando pressioná-la demasiado.
31 a 36 meses
Habilidades receptivas
Tarefas esperadas
1. Quando interrogada responde a alternativas enquanto brinca, come, etc.
2. Atenta durante mais tempo a histórias ou programas de TV
3. Demonstra compreensão de duas preposições, cumprindo duas ordens, uma de cada vez; por ex. “põe o bloco debaixo da cadeira”
4. Pode seguir ordem exigindo dois objetos ou duas ações
5. Demonstra compreensão de conceitos como grande ou pequeno; ex. seleciona a maior de duas bolas quando solicitada a apanhar a grande
6. Aponta partes do corpo
Atividades sugeridas
1. Ler histórias de conteúdo familiar, porém com mais detalhes: rimas sem sentido, histórias de humor
2. Esperar que a criança atenda a ordens simples
3. Dar oportunidade à criança de ouvir e repetir todo o seu nome
4. Ouvir a explicação da criança sobre os desenhos que ela faz
5. Encorajá-la a repetir canções de ninar, sozinha e com outros
6. Chamar a criança pelo seu primeiro nome
Habilidades expressivas
Tarefas esperadas
1. Usa plural acrescentando “s” a laranja, caixa, maçã
2. Dá o primeiro e segundo nome
3. Nomeia o que desenha depois de rabiscar
4. A pedido, diz o sexo; ex. “Você é menino ou menina?”
5. Pode repetir alguns versinhos ou canções
6. A pedido, repete, conta que ação acontece na gravura; ex. “O gato está comendo”
37 a 48 meses
Tarefas esperadas
1. Expressa respostas apropriadas quando perguntada sobre o que faz a criança quando cansada, com frio ou com fome
2. Conta histórias
3. Expressão comum: “Eu não sei”
4. Repete sentenças compostas de doze ou treze sílabas. Ex. “Eu já vou quando papai e eu terminarmos de brincar”
5. Dominou já os sons fonéticos de todas as vogais e a maioria das consoantes
Atividades sugeridas
1. Oferecer estímulo visual enquanto ler a história
2. Fazer a criança repeti-la
3. Arranjar excursões ao Zoo, chácaras, praia, supermercados, cinema e discuti-las com a criança
4. Dar explicações simples, quando responder a perguntas
49 a 52 meses
Habilidades receptivas
Tarefas esperadas
1. Aponta para moedas de dez, vinte e cinqüenta centavos quando solicitada
2. Realiza ordens contendo três partes, por ex. “apanha o bloco, coloca na mesa e me traz o livro”
Atividades sugeridas
1. Participar de jogos nos quais nomeie cores
2. Encorajar o uso de fórmulas verbais como “por favor”, “muito obrigado”
3. Encorajar interações sociais-verbais com outras crianças
Habilidades expressivas
Tarefas esperadas
1. Diz o nome das moedas a pedido
2. Responde de modo adequado a questões tais como “O que você faz quando está acordada?”
3. Conta três objetos, apontando cada um por sua vez
4. Define palavras simples, por ex.: chapéu, bola
5. Faz perguntas
6. Pode identificar ou nomear quatro cores
Atividades sugeridas
1. Encorajar o uso correto de palavras
2. Prover bonecos ou brinquedos com partes desmontáveis para a criança armar
3. Prover atividades de grupo para a criança; as crianças estimulam-se mutuamente dizendo os nomes de objetos ou gravuras
4. Deixar a criança escolher atividades, jogos ou histórias
5. Fazer a criança dramatizar histórias
6. Dar um cofrezinho para a criança juntar moedas e estimular que as designe
Fontes: Guia Washington / centropsicopedagogicoapoio.com.br