Semana Mundial do Aleitamento Materno
Texto Elaborado pela Fga. Jacqueline Constante / CRFa 7: 8690
A Semana Mundial do Aleitamento Materno, oficialmente estabelecida pela OMS / UNICEF em 1992, é atualmente o movimento social mais difundido em defesa do aleitamento materno. Comemorado em mais de 120 países, de 1 a 7 de agosto, aniversário da Declaração de Innocenti, assinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em agosto de 1990 para a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno.
Muitos mitos rondam a amamentação e muitas mulheres ainda recebem orientações equivocadas que podem prejudicar um bom início da amamentação, o Fonoaudiólogo é o profissional habilitado a ajudar, prevenir e tratar alguns problemas que podem ocorrer nesse período tão importante. A pega correta permite, por exemplo, o adequado esvaziamento das mamas, estimulando a produção láctea e prevenindo feridas nos mamilos.
A oferta da amamentação na primeira hora de vida, ainda na sala do parto, estimula a mama a produzir mais leite, diminui o risco de hemorragia da mãe (estimula contração uterina), aquece o bebê dando mais conforto, facilitando a adaptação ao novo ambiente e ajuda a mãe manter-se mais calma através da liberação de neurotransmissores (endorfinas).
Importante também ressaltar que a amamentação favorece um bom vínculo mãe-bebê, estimulando e favorecendo um bom desenvolvimento da linguagem, além de proporcionar o crescimento e desenvolvimento adequado das estruturas orofaciais envolvidas nesse processo, prevenindo futuras alterações.
Se você tem ou conhece alguém que tem dúvidas com relação à amamentação, procure um fonoaudiólogo habilitado para esclarecimentos e orientações.
Fonte: http://www.unicef.org/spanish/nutrition/index_24807.html