Atividades para fazer em casa

Neste período em que precisaremos permanecer em casa com as crianças precisamos primeiramente de um planejamento do dia. Lembrando da importância de manter uma rotina para podermos aproveitar o tempo de forma organizada, evitando que as crianças permaneçam mais tempo que o recomendado em frente a celulares, computadores, tablet…

O ideal é começarmos pela manhã com atividades que gatem energia, pois a rotina em casa deixa a criança com energia acumulada.

Sugestões:

Brincadeiras de balão, assim não quebramos nada da casa, kkk

Com o balão cheio, não podemos deixar que encoste no chão

Atividades com balão trabalham: atenção, coordenação e paciência, pois precisamos esperar o balão descer, além de ser muito divertido!!

Caça ao tesouro, procurar objetos escondidos é divertido em qualquer idade:

Com o mapa em mãos as crianças devem descobrir (pistas escritas quando alfabetizadas ou desenhos para os que ainda não estão alfabetizados) onde estão os objetos perdidos.

Esta atividade trabalhamos: atenção, leitura para os alfabetizados, persistência, freio inibitório.

Uma atividade de volta a calma:

Lego é sempre uma ótima opção pois trabalha o raciocínio lógico, concentração, imaginação e ajudam as crianças a se acalmarem…

Cinco Marias

Uma brincadeira antiga que merece ser resgatada!!

Trabalhamos: coordenação motora, coordenação viso –motora, persistência, freio inibitório…

Atividades de leitura, afinal precisamos manter o contato com os estudos sempre!!

Escolher um bom livro, gibi, revista… Para os que ainda estão em processo de alfabetização a criatividade em inventar histórias a partir das figuras é ótimo.

Enfim, nossa sugestão é aproveitar para resgatar algumas brincadeiras da nossa infância com nossos filhos e passarmos um tempo juntos.

Em breve, novas sugestões surgirão…

Texto desenvolvido pela psicopedagoga Andrea Marcant