BURNOUT E A SAÚDE MENTAL

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou recentemente a Síndrome do Trabalhador Esgotado (Burnout) como uma doença reconhecida na Classificação Internacional de Doenças (CID), tendo relação cientificamente comprovada com o esgotamento psicológico causado pelo trabalho.

Os principais sintomas do Burnout são: agressividade, isolamento, ansiedade generalizada, dificuldade grave de concentração, lapsos de memória, baixa auto-estima e ausências no trabalho ocasionadas por esgotamento. É comum o sujeito em Burnout começar a criar pretextos para faltar ao trabalho. O esgotamento físico (fadiga, insônia, perda de apetite e natural enfraquecimento corporal) também está associado à piora do desempenho no ambiente laboral. Há associação entre o uso de substâncias psicoativas (e.g., álcool, cigarro e maconha) e o Burnout.

Atualmente, a prevalência da síndrome nas categorias mais afetadas (bancários, enfermeiros, médicos, professores e policiais) gira em torno de 50%. Estudos apontam que, de forma geral, pelo menos 30% de todos os trabalhadores brasileiros, em todas as categorias, apresentem associação com a doença. O Burnout é mais prevalente em homens entre 30 e 50 anos, embora seja muito frequente em mulheres da mesma faixa-etária.

O Burnout é uma síndrome insidiosa e crônica, apresentando evolução lenta. Entretanto, quando instaurado, pode trazer danos devastadores à vida do sujeito. Seu tratamento é majoritariamente feito por psicoterapia e uso de antidepressivos. O afastamento da rotina estressante ou do ambiente laboral tóxico deve ser imediato. É possível obter
licença médica por portar Burnout, inclusive dando direito à aposentadoria por invalidez, quando as consequências pela doença tiverem sido comprovadamente irreversíveis.

Portanto, para o caso de você estar sentindo alto esgotamento físico e emocional relacionado ao trabalho, estar fazendo uso frequente de substâncias estimulantes ou relaxantes (como café, álcool e cigarro) para conseguir trabalhar, nota sua produtividade diminuir enormemente e suas relações profissionais e pessoais estarem desgastadas,
procure um psicólogo ou um psiquiatra. Ainda, fale com o RH da sua empresa. O Burnout é uma síndrome série e merece cuidados precoces. O seu tratamento tem alta eficiência quando realizado de forma controlada e nos primeiros estágios da doença.

Neste Janeiro Branco, precisamos falar sobre saúde mental no trabalho. Cuide de você e daquilo que você faz no seu dia a dia. Saúde mental no trabalho é coisa séria!

Outros textos que falam sobre o Burnout: