Como estimular o desenvolvimento das habilidades motoras dos bebês

habilidades motoras bebesNenhum bebê é igual ao outro. Mas todos, cada qual em seu ritmo, passam por etapas mais ou menos definidas no desenvolvimento de suas habilidades motoras. Você pode colaborar com o desenvolvimento motor de seu bebê oferecendo estímulos. Como fazer isso?  Listamos abaixo o que esperar de cada fase e como você pode estimular o desenvolvimento motor do seu filho.

1 a 3 meses

Tarefas esperadas

1. Mantém brevemente a cabeça quando em posição inclinada;

2. Cabeça ereta e bamboleante quando apoiado em posição sentada;

3. Cabeça ereta e firme na posição sentada;

4. Segue um objeto através de todos os planos;

5. Pressão palmar;

6. Reflexo de Moro.

Atividades sugeridas

* Colocar a criança em posição inclinada;

* Apoiar a criança na posição sentada com sua cabeça ereta;

* Colocar a criança na posição sentada;

* Prover oportunidade para que observe pessoas ou atividades;

* Suspender objetos de cores e móbiles próximos ao berço;

* Prover oportunidade para que observe objetos ou pessoas quando em posição sentada;

* Usar assento de bebê;

* Alternar objetos brilhantes e vivos em diferentes padrões visuais luminosos e escuros.

4 a 8 meses

Tarefas esperadas

1. Senta com suporte mínimo, tendo cabeça e costas estáveis;

2. Senta firme sem apoio;

3. Brinca com as mãos, que estão abertas a maior parte do tempo;

4. Empunha o chocalho ou mamadeira com ambas as mãos;

5. Apanha pequenos objetos, por exemplo o cubo;

6. Transfere brinquedos de uma para outra mão;

7. Reflexo tônico-cervical.

Atividades sugeridas

* Colocá-la na posição sentada;

* Prover oportunidade para sentar com apoio ou só, quando a cabeça e o tronco estiverem estáveis;

* Colocar objetos de colorido vivo ao seu alcance;

* Dar brinquedos ou objetos domésticos: chocalhos, argolas para morder, animais de pano ou bonecas, cubos de 2,5 centímetros, objetos de plástico como copos, anéis e bolas;

* Oferecer pequenos objetos como cereais para melhorar a preensão;

* Oferecer variedade de padrões ou texturas para que brinque com eles;

* Usar brinquedos que produzem som.

9 a 12 meses

Tarefas esperadas

1. Ergue-se para sentar;

2. Arrasta-se ou engatinha, no início para trás;

3. Ergue-se para a posição de pé;

4. Fica de pé sozinho;

5. Anda curta distância;

6. Usa o dedo indicador para empurrar;

7. Preensão digital;

8. Reflexo de pára-quedas;

9. Reflexo Landau.

Atividades sugeridas

* Providenciar um cercado, deixar a criança esforçar-se para ficar de pé;

* Dar-lhe oportunidade e espaço para praticar o arrastar-se e engatinhar;

* Fazer a criança praticar, movendo-se sobre os joelhos para melhorar o equilíbrio antes de caminhar;

* Fazer a criança usar o caminhador ou brinquedos de apoio;

* Brincar de avião com a criança, fazê-la praticar o segurar-se enquanto rola uma bola grande;

* Prover objetos tais como: colheres, garrafas de plástico, taças, bolas, cubos, apanhadores de comida, panelinhas e tampas.

13 a 18 meses

Tarefas esperadas 

1. Anda alguns passos sem apoio;

2. Balanceia quando caminha;

3. Sobe escada com ajuda, desce engatinhando;

4. Vira as páginas do livro.

Atividades sugeridas

* Oferecer oportunidade para que pratique o andar e subir escadas com ajuda;

* Dar-lhe brinquedos que possa empurrar;

* Supervisionar atividades com papel e lápis grosso;

*Oferecer brinquedos tais como cubos, panelinhas, tampas, bonecas de pano e outros brinquedos moles;

* Começar a introduzir a criança no balanço.

19 a 30 meses

Tarefas esperadas

1. Corre;

2. Sobe e desce degraus de escadas (um de cada vez e não alternando os pés);

3. Imita riscos verticais;

4. Imita a construção de torre em 4 ou mais blocos;

5. Atira a bola com a mão;

6. Pula no mesmo lugar;

7. Anda no triciclo;

Atividades sugeridas

* Oferecer oportunidade para praticar e desenvolver atividades. Oferecer exemplos;

* Prover padrões para a criança enquanto ela observa e depois estimulá-la a tentar;

* Oferecer um triciclo ou brinquedo semelhante com pedais, prender os pés no pedal se necessário;

 

– Artigo produzido por Vanessa Diehl – Psicopedagoda na Clínica Horizontes

Fonte: Guia Washington