Nenhum bebê é igual ao outro. Mas todos, cada qual em seu ritmo, passam por etapas mais ou menos definidas no desenvolvimento de suas habilidades motoras. Você pode colaborar com o desenvolvimento motor de seu bebê oferecendo estímulos. Como fazer isso? Listamos abaixo o que esperar de cada fase e como você pode estimular o desenvolvimento motor do seu filho.
1 a 3 meses
Tarefas esperadas
1. Mantém brevemente a cabeça quando em posição inclinada;
2. Cabeça ereta e bamboleante quando apoiado em posição sentada;
3. Cabeça ereta e firme na posição sentada;
4. Segue um objeto através de todos os planos;
5. Pressão palmar;
6. Reflexo de Moro.
Atividades sugeridas
* Colocar a criança em posição inclinada;
* Apoiar a criança na posição sentada com sua cabeça ereta;
* Colocar a criança na posição sentada;
* Prover oportunidade para que observe pessoas ou atividades;
* Suspender objetos de cores e móbiles próximos ao berço;
* Prover oportunidade para que observe objetos ou pessoas quando em posição sentada;
* Usar assento de bebê;
* Alternar objetos brilhantes e vivos em diferentes padrões visuais luminosos e escuros.
4 a 8 meses
Tarefas esperadas
1. Senta com suporte mínimo, tendo cabeça e costas estáveis;
2. Senta firme sem apoio;
3. Brinca com as mãos, que estão abertas a maior parte do tempo;
4. Empunha o chocalho ou mamadeira com ambas as mãos;
5. Apanha pequenos objetos, por exemplo o cubo;
6. Transfere brinquedos de uma para outra mão;
7. Reflexo tônico-cervical.
Atividades sugeridas
* Colocá-la na posição sentada;
* Prover oportunidade para sentar com apoio ou só, quando a cabeça e o tronco estiverem estáveis;
* Colocar objetos de colorido vivo ao seu alcance;
* Dar brinquedos ou objetos domésticos: chocalhos, argolas para morder, animais de pano ou bonecas, cubos de 2,5 centímetros, objetos de plástico como copos, anéis e bolas;
* Oferecer pequenos objetos como cereais para melhorar a preensão;
* Oferecer variedade de padrões ou texturas para que brinque com eles;
* Usar brinquedos que produzem som.
9 a 12 meses
Tarefas esperadas
1. Ergue-se para sentar;
2. Arrasta-se ou engatinha, no início para trás;
3. Ergue-se para a posição de pé;
4. Fica de pé sozinho;
5. Anda curta distância;
6. Usa o dedo indicador para empurrar;
7. Preensão digital;
8. Reflexo de pára-quedas;
9. Reflexo Landau.
Atividades sugeridas
* Providenciar um cercado, deixar a criança esforçar-se para ficar de pé;
* Dar-lhe oportunidade e espaço para praticar o arrastar-se e engatinhar;
* Fazer a criança praticar, movendo-se sobre os joelhos para melhorar o equilíbrio antes de caminhar;
* Fazer a criança usar o caminhador ou brinquedos de apoio;
* Brincar de avião com a criança, fazê-la praticar o segurar-se enquanto rola uma bola grande;
* Prover objetos tais como: colheres, garrafas de plástico, taças, bolas, cubos, apanhadores de comida, panelinhas e tampas.
13 a 18 meses
Tarefas esperadas
1. Anda alguns passos sem apoio;
2. Balanceia quando caminha;
3. Sobe escada com ajuda, desce engatinhando;
4. Vira as páginas do livro.
Atividades sugeridas
* Oferecer oportunidade para que pratique o andar e subir escadas com ajuda;
* Dar-lhe brinquedos que possa empurrar;
* Supervisionar atividades com papel e lápis grosso;
*Oferecer brinquedos tais como cubos, panelinhas, tampas, bonecas de pano e outros brinquedos moles;
* Começar a introduzir a criança no balanço.
19 a 30 meses
Tarefas esperadas
1. Corre;
2. Sobe e desce degraus de escadas (um de cada vez e não alternando os pés);
3. Imita riscos verticais;
4. Imita a construção de torre em 4 ou mais blocos;
5. Atira a bola com a mão;
6. Pula no mesmo lugar;
7. Anda no triciclo;
Atividades sugeridas
* Oferecer oportunidade para praticar e desenvolver atividades. Oferecer exemplos;
* Prover padrões para a criança enquanto ela observa e depois estimulá-la a tentar;
* Oferecer um triciclo ou brinquedo semelhante com pedais, prender os pés no pedal se necessário;
– Artigo produzido por Vanessa Diehl – Psicopedagoda na Clínica Horizontes
Fonte: Guia Washington