Fonoaudiologia

“A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição.” (CFFa – Conselho Federal de Fonoaudiologia).

Fonoaudiologia Clínica

O atendimento fonoaudiológico clínico busca prevenir, habilitar e reabilitar alterações nas áreas de: voz, audição, distúrbios do processamento auditivo central, fluência verbal, fala, leitura, escrita, aprendizagem, mastigação, deglutição (disfagia), M.O (motricidade orofacial), distúrbios de linguagem e comunicação, respiração.

Nos distúrbios de linguagem, com o TEA, o atendimento fonoaudiológico dá-se da forma interdisciplinar com um grande diferencial, pois nossos profissionais participam de forma efetiva do grupo de estudos de Autismo que ocorre na clínica, dentro do Instituto Horizontes, para profissionais que buscam conhecimento, aprendizado e sempre o melhor para o atendimento clínico.

Atuamos na área da gerontologia, trabalhando com prevenção e reabilitação relacionados à idade e com as doenças que podem acometer os idosos como neurológicas (D Parkinson, D. Alzheimer, Miastenia, AVC, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e demais acometimentos neurológicos), câncer de cabeça e pescoço e demais patologias que tragam como prejuízo a disfagia, fala e linguagem. Trabalhamos na área com estudos e atendimentos relacionados aos cuidados paliativos, pensando na qualidade de vida, cuidado do cuidador, assim como as diretrizes pensando no paciente e familiares.

Desenvolvemos na área de fonoaudiologia escolar/educacional ações de saúde, assessoria, orientação e identificação de alterações nas áreas de voz, escrita, fala, linguagem e audição, tendo como público alvo: alunos, professores, pais e demais profissionais que atuam na escola.

Nossos atendimentos são realizados por profissionais com excelentes formações especializados em crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Áreas de atuação

Linguagem oral, linguagem escrita e leitura, fala, afasias, disfagia, gagueira, TEA (autismo), processamento auditivo central, dislexia, TDAH, síndromes, distúrbios de memória e/ou atenção, reabilitação auditiva com implante coclear e com usuários de AASI (Aparelhos Auditivos), apraxia, DEL, alterações vocais.

Equipe

Manoela Czuka

CRFa 7: 8809
Graduada em Fonoaudiologia IPA / IMEC
Especialização em Neuropsicologia – UFRGS/MEC
Sócia – Diretora Clínica Horizontes
Coord. Grupo de Estudos Autismo na Clínica Horizontes

Jacqueline Evaldt Constante

CRFa 7: 8690
Fonoaudióloga Clínica graduada pelo IPA/ Rede Metodista de Educação do Sul – 2004.
Aperfeiçoamento em Fonoaudiologia Clínica. Processamento Auditivo. Abordagens de Reabilitação em Neurociências e Motricidade Orofacial – CEFAC/RS.

Larissa Branco

CRFa 7: 9558
Graduada pelo Instituto Metodista IPA.
Mestre em Gerontologia Biomédica – PUCRS.
Especialização em Motricidade Orofacial/CEFAC.
Aperfeiçoamento em Disfagia/CEFAC.

Daniela Feijó

CRFa 7: 6693

Fonoaudióloga Clínica graduada pelo IPA/ IMEC – 1995.
Extensão em: Diagnóstico e Tratamento dos transtornos do Desenvolvimento na Infância e Adolescência (Centro Lydia Coriat) e Formação no Percurso em Psicanálise de Crianças (APPOA).
Aperfeiçoamento em Disfagia Infantil, com atuação de transtornos alimentares.
Grande experiência clínica nas áreas da linguagem, fala e motricidade oral.

Glória Maria Irineu Ferreira

CRFa 7-10431

Fonoaudióloga UFRGS