A Jornada 2019 do Instituto de Ensino Horizontes ocorreu nos dias 31 de maio e 1º de Junho, na IMED Porto Alegre e teve como convidada a Psicanalista Argentina – Beatriz Janin.
A programação do dia 31 de Maio iniciou com a Apresentação de Temas Livres, realizada por diversos profissionais e estudantes de psicologia. Os avaliadores foram: Maira Noroefé dos Santos, Julia Protas, Lisandra Guillen, Ana Claudia Menini.
Após tivemos o Eixo Temático: Gênero, Sofrimento e Subjetividade – coordenado pela psicóloga Magda Dedavid Nunes e com as painelistas – Elisabeth Mazeron Machado e Aline Pinto.
O segundo Eixo Temático: Quando o sofrimento psíquico toca o corpo – foi coordenado pela psicanalista Magda Martins Costa, com as painelistas Vládia Schmidt, Nátalia Mezera, Ana Paula Terra Machado e Franciane Moresco.
O terceiro Eixo Temático: O trabalho com pais na análise de crianças e adolescentes – foi coordenado por Lisandra Guillen, com as painelistas Ane Marlise Port Rodrigues, Josiane Weiss, Inúbia Duarte.
O dia encerrou com a Conferência da Drª Beatriz Janin – A patologização da infância e da adolescência e o mal estar da medicalização – e coordenada pela psicanalista Renata Vives.
No dia 1º de Junho tivemos o Eixo Temático: Todo sofrimento psíquico na primeira infância é autismo? – coordenado pela fonoaudióloga Manoela Czuka, com os painelistas: Beatriz Janin, Carla Graña, Renato Coelho
A Jornada terminou com o Eixo Temático: Sociedade medicalizada: déficit de atenção, hiperatividade e transtorno opositor desafiante – coordenada pela psicóloga Edda Petersen e com os painelistas Beatriz Janin, Josênia Munhoz, Marcelo Felippe.
Confira as fotos da Jornada: