Este livro é fruto de vários anos de pesquisa sobre temas que reúnem psicanálise e reprodução assistida, e é muito bem-vindo! Integra-se às publicações da Comissão de Mulheres e Psicanálise do IPA − COWAP na exploração e estudo das maternidades e paternidades contemporâneas que se inscrevem na implementação de avanços na fertilidade assistida.
Vislumbramos aqui um sinal do nosso tempo nos novos acessos à paternidade com as novas origens das crianças. Os diferentes capítulos refletem muitas das questões que surgem da psicanálise neste campo e nos colocam dentro de um novo paradigma sobre a diversidade das origens dos gametas doados e dos ventres substitutos. Nesse sentido, é uma publicação frutífera, que trata de temas plenamente válidos e atuais pelas mãos do grupo de psicanalistas latino-americanos que compõem este trabalho.
Abrange uma variedade de tópicos, como a infertilidade e os fantasmas presentes na reprodução assistida, as novas tecnologias, as fases do tratamento médico, o lugar da realidade e da fantasia neste campo. A produção de subjetividades junto com o desejo de filho e um de seus destinos, a paixão de filho. O lugar do bebê imaginário, a adoção de embriões, a barriga substituta e o segredo.
Felicito Renata Viola Vives pela edição e compilação deste “Reflexões Psicanalíticas sobre Reprodução Assistida”, uma valiosa contribuição para esses temas que encontram mulheres e homens no caminho da paternidade.
Patricia Alkolombre – Copresidente para a América Latina do COWAP − IP