Psicopedagogia

A Psicopedagogia é um campo de atuação em Educação e Saúde que se ocupa do processo de aprendizagem considerando o sujeito, a família, a escola, a sociedade e o contexto sócio-histórico utilizando procedimentos próprios fundamentados em diferentes referenciais teóricos.

A intervenção psicopedagógica é sempre da ordem do conhecimento, relacionada com a aprendizagem, considerando o caráter indissociável entre os processos de aprendizagem e as suas dificuldades.

A Psicopedagogia é de natureza inter e transdisciplinar, utiliza métodos, instrumentos e recursos próprios para compreensão do processo de aprendizagem, cabíveis na intervenção.

A atividade psicopedagógica tem como objetivos: promover a aprendizagem, contribuindo para os processos de inclusão escolar e social; compreender e propor ações frente às dificuldades de aprendizagem; realizar pesquisas científicas no campo da Psicopedagogia; mediar conflitos relacionados aos processos de aprendizagem.

A atuação, embasamento e prática da psicopedagogia consiste em um saber científico que une, principalmente, os conhecimentos da psicologia, neurociência e da pedagogia. Contudo, é uma área bastante multidisciplinar, abarcando também conhecimentos da neurologia, didática, psicolinguística e antropologia, dentre outras disciplinas.

O profissional da Psicopedagogia, através de uma avaliação com testagens específicas, irá investigar as habilidades, modalidades de aprendizagem e as dificuldades de cada sujeito, para, a partir disto, traçar objetivos e metas para superar os problemas/defasagens que esta enfrentando, sempre em parceria com a família e a escola.

Os profissionais da Clínica Horizontes são formados na área da educação e pós-graduados em Psicopedagogia, todos com vasta experiência nas áreas em que atuam.

Reforço Escolar

Direcionado à alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, através do atendimento individual ou grupos reduzidos. O atendimento é feito por uma pedagoga, tendo como objetivo o acompanhamento dos processos individuais de cada criança.

O Apoio Pedagógico dispõe de espaço e ambiente próprios para o estudo e oferece ajuda na realização e elaboração dos temas organização de estudos, esclarecimento de dúvidas e encaminhamento a especialistas de acordo com as situações identificadas.

Equipe

Vanessa Cardoso Diehl

ABPp 1159/12
Graduada em Pedagogia para Séries Iniciais, Matérias Pedagógicas e Orientação Educacional pela FAPA.
Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FAPA.
Especialista em Neuropsicologia pelo IBEPEX. Especialista em Neurociência do Comportamento Humano. Neuropsicopedagoga. Formação em psicanálise Cordenadora da Psicopedagogia da clínica.

Ana Paula Lauermann

Pedagoga Psicopedagoga formada pela Unirriter.
Em formação na Neuropsicopedagogia – Faculdade CENSUPEG (Faculdade de Ciências, Educação, Saúde Pesquisa e Gestão).
Atua há 18 anos na área da educação. Professora, e atualmente é Diretora Pedagógica de uma Instituição de Educação Infantil.
Trabalha com assessoria e consultoria educacional.
Membro do Grupo de Estudos do Espectro Autista da Clinica Horizontes.
Atualmente realiza atendimento Psicopedagógico e Pedagógico de crianças e adolescentes com diagnóstico do Espectro Autista. Assim como, crianças, adolescentes e 3° Idade com dificuldades de aprendizagens como um todo e atendimento de orientação às famílias e escolas;

Débora de Oliveira Soares

Especialização em Autismo  – Instituto Nacional Saber Autismo
Pós graduação em psicopedagogia – Em andamento / Faculdade Uninter
Graduada em Pedagogia – Faculdade Anhanguera/2015

Andrea Falcão Marcant

Graduada em Pedagogia – series iniciais, pela PUCRS

Pós-graduada em Gestão da Educação: Orientação, Supervisão e Administração Escolar, pela PUCRS

Pós-graduada em psicopedagogia, pela PUCRS