Psicopedagogia

A Psicopedagogia é um campo de atuação em Educação e Saúde que se ocupa do processo de aprendizagem considerando o sujeito, a família, a escola, a sociedade e o contexto sócio-histórico utilizando procedimentos próprios fundamentados em diferentes referenciais teóricos.

A intervenção psicopedagógica é sempre da ordem do conhecimento, relacionada com a aprendizagem, considerando o caráter indissociável entre os processos de aprendizagem e as suas dificuldades.

A Psicopedagogia é de natureza inter e transdisciplinar, utiliza métodos, instrumentos e recursos próprios para compreensão do processo de aprendizagem, cabíveis na intervenção.

A atividade psicopedagógica tem como objetivos: promover a aprendizagem, contribuindo para os processos de inclusão escolar e social; compreender e propor ações frente às dificuldades de aprendizagem; realizar pesquisas científicas no campo da Psicopedagogia; mediar conflitos relacionados aos processos de aprendizagem.

A atuação, embasamento e prática da psicopedagogia consiste em um saber científico que une, principalmente, os conhecimentos da psicologia, neurociência e da pedagogia. Contudo, é uma área bastante multidisciplinar, abarcando também conhecimentos da neurologia, didática, psicolinguística e antropologia, dentre outras disciplinas.

O profissional da Psicopedagogia, através de uma avaliação com testagens específicas, irá investigar as habilidades, modalidades de aprendizagem e as dificuldades de cada sujeito, para, a partir disto, traçar objetivos e metas para superar os problemas/defasagens que esta enfrentando, sempre em parceria com a família e a escola.

Os profissionais da Clínica Horizontes são formados na área da educação e pós-graduados em Psicopedagogia, todos com vasta experiência nas áreas em que atuam.

Reforço Escolar

Direcionado à alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, através do atendimento individual ou grupos reduzidos. O atendimento é feito por uma pedagoga, tendo como objetivo o acompanhamento dos processos individuais de cada criança.

O Apoio Pedagógico dispõe de espaço e ambiente próprios para o estudo e oferece ajuda na realização e elaboração dos temas organização de estudos, esclarecimento de dúvidas e encaminhamento a especialistas de acordo com as situações identificadas.

Equipe

Vanessa Cardoso Diehl

ABPp 1159/12
Graduada em Pedagogia para Séries Iniciais, Matérias Pedagógicas e Orientação Educacional pela FAPA.
Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FAPA.
Especialista em Neuropsicologia pelo IBEPEX.

Ana Paula Lauermann

Pedagoga Psicopedagoga formada pela Unirriter.
Em formação na Neuropsicopedagogia – Faculdade CENSUPEG (Faculdade de Ciências, Educação, Saúde Pesquisa e Gestão).
Atua há 18 anos na área da educação. Professora, e atualmente é Diretora Pedagógica de uma Instituição de Educação Infantil.
Trabalha com assessoria e consultoria educacional.
Membro do Grupo de Estudos do Espectro Autista da Clinica Horizontes.
Atualmente realiza atendimento Psicopedagógico e Pedagógico de crianças e adolescentes com diagnóstico do Espectro Autista. Assim como, crianças, adolescentes e 3° Idade com dificuldades de aprendizagens como um todo e atendimento de orientação às famílias e escolas;

Débora de Oliveira Soares

Especialização em Autismo  – Instituto Nacional Saber Autismo
Pós graduação em psicopedagogia – Em andamento / Faculdade Uninter
Graduada em Pedagogia – Faculdade Anhanguera/2015