Reflexão e dúvida: chegou a hora do vestibular!

Reflexão e dúvida chegou a hora do vestibular

Nos dias atuais a tarefa da escolha profissional tem se tornado cada vez mais complexa devido à diversidade de opções e à saturação do mercado de trabalho em alguns setores das grandes capitais. Lidar com a vida “de gente grande” não é fácil! Escolher exige pensar em habilidades, desejos e identificações. Ninguém quer passar o resto da vida fazendo uma tarefa que desagrada.

“Será que vou ter emprego depois de concluir este curso?” é uma pergunta frequente que os jovens fazem a si mesmos. Com o mercado de trabalho competitivo e a busca por melhores condições de trabalho se faz necessário que o jovem passe um bom tempo em estágio não remunerado como uma forma de aprender a atividade a ser realizada posteriormente e de fazer contatos profissionais relevantes. Buscar um profissional da área desejada para conversar é sempre uma boa estratégia para assegurar os prós e os contras daquela determinada profissão. Estratégias como estas podem auxiliar o jovem ao longo do processo de reflexão uma vez que deve ter em mente que existe um longo caminho a ser trilhado.

É preciso motivação para que o jovem siga em frente. Esta pode vir de dentro (fatores emocionais) ou de fora (família, amigos). Dependendo do contexto em que o jovem está inserido, este processo pode se dar mais facilmente ou não. Existem casos onde o jovem necessita de uma intervenção profissional como alternativa para buscar ajuda de alguém imparcial ao longo do processo de escolha. Informe-se quais clínicas em sua cidade dispõem deste serviço e agende uma entrevista.

Ana Menini (Psicóloga) CRP: 07/17007

Silvana Cetra (Psicopedagoga) ABPp 1160/12