26/09 – Dia Nacional do Surdo

Psicóloga Nathalia Vieira – CRP 07/33268

Oi, tudo bem?
.
Neste dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional dos Surdos, por esta razão que setembro também é considerado o Setembro Surdo, ou mencionado por muitos ainda como o Setembro Azul.
.
A data foi oficializada em 29 de outubro de 2008, pelo decreto da lei n° 11.796.
.
Esta data foi escolhida por causa do dia 26 de setembro de 1857, data em que o educador francês Hernest Huet fundou o que hoje é chamado de Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), considerado como o início da educação e história dos surdos no Brasil.
.
A cor azul é colocada neste mês por um momento que pode ser considerado triste para a Comunidade Surda, mas também é vista como a simbolização de resistência e orgulho pela identidade surda. Na Segunda Guerra Mundial, os nazistas, com a pretensão de excluir as pessoas “inferiores”, identificavam com uma fita azul no braço as pessoas com deficiência, obrigando as pessoas surdas a utilizarem também.
.
Mas, em 1999, a fita azul ganhou uma ressignificação com o Dr. Patty Ladd (surdo). Ele usou em seu braço a fita azul durante a Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony), foi a primeira vez que a fita foi usada como símbolo de orgulho por ser surdo, homenageando toda a luta frente a opressão e as barreiras que os surdos passaram ao longo de sua história.
.
A fita azul representa uma dentre tantas situações que os surdos passaram durante o enfrentamento das barreiras de identidade e comunicação.
.
Setembro é o período que ocorrem diversos eventos sobre a Comunidade Surda, como uma forma de conscientizar sobre a acessibilidade e comemorar todas as conquistas já obtidas durante os anos.
.
A Clínica Horizontes, pensando sobre os aspectos mencionados aqui, possui o tratamento pela Psicologia e Fonoaudiologia em Língua de Sinais, para que os Surdos possam ter o seu espaço de escuta e acolhimento.
.
Ficamos à disposição para conversar e dar mais informações sobre os atendimentos à Comunidade Surda.

#surdez #comunidadesurda #psicologia #fonoaudiologia #acessibilidade #linguadesinais