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Quando procurar a Psicoterapia?

Psicóloga Ana Cláudia Menini Bezerra CRP 07/17007

O paciente deverá estar apresentando alguns sinais e sintomas que geram sofrimento psíquico. Muitas vezes, estes sintomas podem estar prejudicando as relações e o trabalho deste indivíduo.

É necessária uma boa dose de motivação para que o indivíduo siga em tratamento, uma vez que a melhora dos sintomas não é rápida. Além disto, é importante que se tenha algum nível de capacidade reflexiva, de flexibilidade para responsabilizar-se pelos seus atos, sentimentos e afetos.

A capacidade de pensar sobre si tende a aumentar ao longo do tratamento possibilitando novos significados e possibilidades de ver as situações, promove o encontro de melhores perspectivas e realização na vida.

Um entendimento sobre a Terapia com crianças Autistas

Artigo escrito por Larissa Montardo Machado / Psicóloga CRP/RS 07-26647

As crianças autistas não desenvolvem dentro do setting uma noção de espaço tridimensional e de simbolização, consequentemente, não poderão brincar ou não usarão o brinquedo como objeto no qual suas fantasias e emoções possam ser projetadas.

O terapeuta que trabalha com essas crianças se encontra em uma posição diferente, em relação a outros tipos de pacientes. Ao longo do processo terapêutico, é preciso estar sempre muito atento ás suas motivações, mantendo o contato constante com seu próprio mundo mental infantil e adulto. É importante levar em consideração o espaço real de atendimento e o tempo de duração das sessões, ou seja, permanecer sempre num lugar e num tempo determinado e constante.

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A Caixa Lúdica e o Brincar

Artigo escrito por Julia Rocha – estudante de psicologia da Fadergs e estagiária de clínica da Horizontes

A caixa lúdica é um instrumento de trabalho bastante utilizado para identificar a maneira como o sujeito se relaciona com os objetos e a forma como ele aprende, podendo facilitar o psicodiagnóstico. Sabe-se da importância de usar o lúdico como recurso terapêutico. Winnicott retrata o jogo como um recurso integrante no ato de aprender, ele afirma que “brincar é algo além de imaginar e desejar, brincar é o fazer”. (WINNICOTT, 1975 p. 28)

Brincar é um meio importante e real de acessar o inconsciente, bem como de perceber o desenvolvimento da criança, pois a criança compreende o mundo a sua volta, aprende regras, testa habilidades, aprende a ganhar e perder, desenvolve a linguagem e as habilidades motoras através da brincadeira. É importante frisar que o brincar e o jogar não se resumem apenas a formas de divertimento e de prazer para a criança, mas são meios privilegiados dela expressar os seus sentimentos e elaborar situações conflitantes utilizando desta linguagem simbólica.

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A Depressão em todas as fases da vida

Artigo escrito pela Psicanalista Patrícia Mazeron

A palavra depressão atualmente é usada para tudo. A pessoa está triste e se diz deprimida. Mas a depressão é uma doença grave que pode trazer prejuízo no dia a dia das pessoas podendo comprometer sua qualidade de vida.

Nos adultos é mais fácil de ser diagnosticado, pois estes são capazes de perceber e queixar-se, ou mesmo a família e amigos percebem que algo não está bem.

Depressão nas Crianças

Com as crianças isso é diferente, pois pode ser confundida com o seu jeito de ser. Mesmo sofrendo não entendem os sintomas como resultado de uma doença e que podem ser aliviados. As crianças podem calar-se, retrair-se e os pais podem custar a dar-se conta que o filho (a) precisa de ajuda. A criança tem grande dificuldade de nomear as suas emoções e expressar que está deprimida. Depende que o adulto dê o significado àquilo que se chama tristeza, angústia, ansiedade. Por isso ela coloca no corpo o sofrimento e queixa-se de problemas físicos, por serem mais fáceis de explicar.

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Autismo e Fonoaudiologia

Artigo escrito por Jacqueline Evaldt Constante /Fonoaudióloga CRFª/RS 8690

A intervenção fonoaudiológica é muito importante para as crianças com autismo, devido às grandes dificuldades comunicativas, especialmente no desenvolvimento da linguagem. O tratamento fonoaudiológico precoce contribui muito para amenizar os déficits nas habilidades comunicativas dos indivíduos que fazem parte do transtorno do espectro autista (TEA).

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A interrupção no início do tratamento de Psicoterapia

Matéria escrita pelas Psicólogas da Horizontes Ana Cláudia Menini Bezerra e  Magda Martins Costa

Observamos que um número significativo de pacientes busca a psicoterapia como forma de aliviar o seu sofrimento.

O que querem é não sofrer mais independente do que lhe causa o sofrimento. Isto leva a que muitos busquem esse alívio imediato através do uso de medicamentos. No entanto, quando alguém procura uma psicoterapia, nem sempre essa pessoa tem a capacidade de voltar-se para suas questões internas. Vem com a ideia de que o psicoterapeuta

tem o saber para aliviar seu sofrimento. Alguns se sentem impedidos de fazer esse movimento de olhar para dentro de si, permanecendo com o olhar voltado para fora e esperando que o outro lhe dê as respostas. Destaca-se assim a dificuldade em dar continuidade ao processo de mudança interna mantendo-se no equilíbrio com que estava acostumado. A capacidade de tolerar a dor de se deparar com o próprio sofrimento precisa de tempo para ser melhor desenvolvida no processo psicoterápico, seja de crianças, adolescentes ou adultos.

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Desenvolvimento da Linguagem Infantil

 

O desenvolvimento da linguagem verbal não se dá de forma isolada, vai acontecendo juntamente com outras transformações no comportamento da criança pequena que estão relacionadas com sua forma de interagir e compreender o mundo.

Desta maneira, o desenvolvimento normal da criança depende de algumas habilidades importantes como: percepção visual e auditiva, cognição, locomoção, preensão e alimentação.

No primeiro ano de vida a criança desenvolve a comunicação e a linguagem, atenção compartilhada e contato social, cooperação em crescimento, dá início às sinalizações vocais para regulação de comportamento, interação e obtenção de atenção e compreende palavras rotineiras.

No segundo ano de vida, há um aumento na persistência e intenção das sinalizações verbais, inicia aquisição do simbolismo a respeito do contexto e de suas ações e maior antecipação. Continue reading “Desenvolvimento da Linguagem Infantil”

Aplicação da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC®) 4ª edição

Na Clínica Horizontes já dispomos de profissionais que aplicam a Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC®) em sua 4ª edição. Sua metodologia baseia-se nas mais atuais abordagens de psicologia cognitiva e avaliações de inteligência, fornecendo uma nova, poderosa e eficiente medida para auxiliar o trabalho clínico.

Esta escala é parte integrante do processo de avaliação psicológica que, para se dar de forma efetiva, deve contar com a aplicação de outros instrumentos de acordo as diferentes demandas.

Para maiores informações ligue e agende uma entrevista com nossa Psicóloga Ana Cláudia Menini, pelo telefone (51)30191799

Masturbação Infantil! Saiba como agir com as crianças quando isto começa a ocorrer

 

masturbaçao infantilAinda nos dias de hoje, a masturbação é um assunto tabu, que traz vergonha e preconceito, independente da idade. Porém, cabe ressaltar que o conhecimento sobre a sexualidade é fundamental para o bom desenvolvimento infantil e que se estenderá até a vida adulta.

A masturbação infantil é um comportamento normal, o que devemos observar é a intensidade e a freqüência com que ocorre, pois tudo que é demais não é sinal de saudável.

Já nos primeiros anos de vida a criança começa a se dar conta de que os meninos são diferentes das meninas. Começam a se tocar e querer ver as genitálias de colegas e até de seus pais.

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