CONVITE A JORNADA

Cenários Femininos / Cenários masculinos

      Por muito tempo a sexualidade não binária, ou seja, o que não se define no masculino e no feminino,  foi considerado à margem e inclusive, considerado psicopatológico.

       Vivemos uma sociedade violenta  e preconceituosa, que resiste ás manifestações das diversidades de gênero e de orientação sexual e que também anda sempre esperando da mulher e do homem que cumpram papeis pré-estabelecidos: à  mulher ainda cabe a maternidade, por exemplo, e torna-se uma heresia ouvir mulheres que não desejam ser mães. Aos homens, por exemplo, cabe ainda o poder e a potência, que podem confundir-se com o violento, lembrando que em meio à pandemia tivemos o aumento considerável de casos de violência doméstica.

       Em nossa jornada ainda que o título remeta a um binarismo, pretendemos abordar as diversas faces que compõem o campo da sexualidade humana, já que masculino e feminino não são categorias fechadas mas podem e devem ser ampliadas no olhar psicanalítico. Vamos discutir os cenários do feminino, da maternidade, das reproduções assistidas, da violência, das transexualidades, entre outros aspectos.  Nos vemos dia 04 e 05 de setembro.