A Jornada 2023 ocorreu nos formatos presencial e online, nos dias 18 e 19 de Agosto!
Local: Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre/RS
Com o tema “Litoral entre Psicanálises e Neurociências: pesquisas e clínica”, nossa convidada foi Marie Christine Laznik.
Laznik é autora do livro “Clínica de Bebês – Litoral entre Psicanálises e Neurociências. Psicanalista e pesquisadora doutora em psicologia, formadora de psicanalistas à reanimação psíquica de bebês com risco de autismo Alfred Binet Paris.
Confira a Programação:
Dia 18/08/2023
9 h às 12 h: Horários para supervisão individual ou em grupo com Marie Christine Laznik e Apresentações dos Temas Livres
14 h às 17 h – Conferência: Litoral entre psicanálises e neurociências : pesquisas e clínica – com Marie Christine Laznik
17h30 às 18h30 – Palestra: Como o cérebro de crianças jovens aprende? – com Saul Cypel
18h30 às 19h30 – Palestra: A importância da Avaliação de neonatos e bebês de risco para o encaminhamento de intervenção a tempo. Pessia Grywac, PHD., T.O
20h – Sessão de Autógrafos
Dia 19/08/2023
9 h as 12 h e 14 h as 17 h : Casos clínicos de Marie Christine Laznik
Laznik irá apresentar todas as pesquisas e avanços clínicos desde sua última vinda a Porto Alegre.
Sobre Marie Christine Laznik:
Marie-Christine Laznik é psicanalista franco-brasileira, doutora em psicologia clínica, radicada na França desde 1972 por causa da ditadura militar no Brasil. Fez psicanálise com Jacques Lacan por 8 anos e depois com Joyce MCDougall por 12 anos.
As suas áreas de interesse dividem-se entre a sexualidade feminina e a crise da identidade feminina na altura da menopausa e o seu trabalho com crianças, em particular com autismo, e, nos últimos 15 anos, com bebés.
Ela propôs sinais capazes de identificar o início do autismo em bebês entre 4 e 9 meses. A pesquisa PREAUT (2015) mostra a sensibilidade e a fidelidade desses sinais.
Atualmente , seu centro de interesse gira em torno do cuidado inicial de bebês com tendências autistas.
Membro da International Lacanian Association , sua prática com bebês desenvolveu-se na consulta pais-bebês do Centro Alfred Binet (ASM 13) por 40 anos. Atualmente ela está aposentada, mas ainda oferece treinamento lá.
Em relação ao debate atual em torno do autismo, ela se reconhece nos cargos da CIPPA e faz parte do escritório da CIPPA.