Síntese Do Texto What Happens In The Brain As Very Young Children Learn


Por Saul Cypel
. Professor Livre Docente de Neurologia Infantil pela Faculdade de Medicina da USP
. Membro Titular da Academia de Medicina de São Paulo
. Membro Titular da Academia Brasileira de Pediatria
. Ex Assistente de Pesquisa do Instituto de Neurologia – London University- Inglaterra

Os mais recentes avanços da neurociência permitem a investigação do desenvolvimento das estruturas cerebrais em bebês desde a gestação. O desenvolvimento neurológico é um processo contínuo em que as conquistas de novas habilidades dependem do aprendizado de habilidades anteriores. Entretanto, para que esse avanço gradual ocorra, faz-se necessário a presença de três componentes básicos, que se relacionam constantemente, são eles: estrutura neurobiológica (maturidade cerebral), estimulação (encorajamento dos cuidadores) e afeto (ambiente acolhedor).

O sistema nervoso inicia sua estruturação poucas semanas após a concepção, a maturação cerebral se dá a partir da multiplicação neuronal (entre 10 e 14 semanas de gravidez), passando pela migração e organização da arquitetura celular, pela posterior formação das sinapses e terminando com o revestimento neuronal (formação da mielina). A comunicação cerebral entre suas diferentes partes ocorre através das substâncias chamadas neurotransmissores (como a dopamina).

A genética assume o papel predominante nas transformações das estruturas cerebrais durante a gestação. Posteriormente, o ambiente, as experiências e as relações possuem o potencial de modificar as tendências genéticas, essa influência externa recebe o nome de Epigenética. Da mesma forma que o cérebro gera novos neurônios e conexões, existe um processo contrário chamado “poda neural”, que consiste na eliminação de conexões não utilizadas, a “poda neural” inicia no nascimento e vai até a adolescência, o aprendizado que não usamos acaba sendo eliminado, reforçando a importância dos estímulos ambientais.

Sabe-se que existem períodos críticos(sensíveis) diferentes para cada tipo de aprendizagem, de funções básicas como a audição até as mais complexas como das emoções. Felizmente, a capacidade de plasticidade cerebral pode nos permitir aprender em períodos posteriores, mesmo sem os devidos estímulos de aprendizagem durante os períodos críticos. Ao mesmo tempo que é prejudicial ao aprendizado a apresentação de estímulos de maneira tardia, tentar estimular uma aprendizagem antes do tempo pode aumentar níveis de estresse e ser um complicador do desenvolvimento emocional.

Os conhecimentos a respeito do desenvolvimento neurológico, dos períodos mais sensíveis para as diferentes aprendizagens, da importância do ambiente e dos cuidadores que influenciam no desenvolvimento cerebral, abrem horizontes para reflexões inovadoras sobre o cuidado, avaliação e intervenções com infantes desde antes do nascimento.

Confira mais sobre a Jornada 2023:

Com o tema “Litoral entre Psicanálises e Neurociências: pesquisas e clínica”, nossa convidada é Marie Christine Laznik! A Jornada 2023 ocorrerá nos dias 18 e 19 de Agosto e será PRESENCIAL no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre/RS

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https://www.sympla.com.br/evento/litoral-entre-psicanalises-e-neurociencias-pesquisas-e-clinica-jornada-2023-instituto-horizontes/1800140