Por que meu filho perde o sono?

crianca-menina-dormindo-bichinho-peluciaAlguns pais questionam-se em relação ao sono dos filhos. Dizem que a criança não dorme ou acorda várias vezes durante a noite. Não sabem se deve ser alimentada ao acordar, se a deixam chorar, se trazem para o seu quarto.

Os transtornos do sono não são incomuns na primeira infância, por vezes podendo se estender até além dos cinco ou seis anos. Geralmente estão também relacionados a ansiedades da família, principalmente da mãe. Por vezes ocorrem em razão justamente da criança compartilhar o quarto dos pais. Podem também estar relacionados a fatores familiares (gravidez materna, ausência de um dos pais) ou a falências educativas (falha na colocação de limites, ficar acordada até tarde, entre outros).

Os transtornos do sono podem ser, entre outros, o terror noturno (quando a criança acorda assustada, com gritos e choro) e o sonambulismo (a criança caminha pela casa, sem perceber seus movimentos e ações), além do ranger de dentes e do babar no travesseiro.

Quando ocorrem dúvidas quanto ao que fazer, lembre-se de que tudo que ocorre com frequência, já vem ocorrendo há algum tempo e apresenta certa intensidade, merece atenção de um especialista. Por isso, não deixe de procurar um profissional se essas coisas vêm ocorrendo com seu filho, em relação ao sono.