Semana Mundial de Aleitamento Materno

A Semana Mundial de Aleitamento Materno ocorre em 120 países anualmente, entre os dias 1º e 07 de agosto, com a finalidade de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite, garantindo, assim, melhor qualidade de vida para crianças em todo o mundo.

Os benefícios da amamentação exclusiva nos primeiro 6 meses de vida é inquestionável e largamente falado em meios de comunicação, artigos científicos e discurso popular.

Um bebê que recebe aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses recebe um alimento nutricionalmente completo, que tem um efeito importante no reforço da imunidade do bebê, funcionando como proteção para doenças em geral, principalmente as infecciosas e alérgicas. Além disso, a ordenha proporciona um crescimento e desenvolvimento adequados das funções craniofaciais que poderão influenciar questões respiratórias, dentárias, mastigatórias e de articulação da fala.

Quando tudo acontece dentro do esperado, um bebê consegue ser alimentado no seio materno já nos primeiros minutos de vida. O entrosamento entre bebê e mamãe para a amamentação poderia ser comparado a uma “dança”. É necessário conhecer o ambiente, saber suas posições, a coreografia, treinar os passos e estabelecer o ritmo. Algumas duplas de mamãe-bebê, logo entram no ritmo, outras necessitam mais tempo para conseguir o entrosamento necessário.

Se a “dança” da amamentação for prazerosa para mamãe e para o bebê, contamos com o fortalecimento afetivo da relação, aumentando a intimidade entre eles. Os estímulos sensoriais agradáveis no bebê são aguçados durante este momento particular: o tato – com o contato da pele e roupas da mãe; o olfato e paladar – com as sensações geradas no cheiro e no sabor do leite materno, que poderão mudar, de acordo com a dieta da mãe; a escuta – com o sons desconhecidos, que podem assustar ou roubar a atenção da mãe, ou com os barulhos conhecidos do corpo da mãe (batidas do coração e respiração); a visão – com as conversas entre mamãe e o bebê quando as trocas de olhares falam junto com as palavras.

Mas a perfeição deste momento está no fato de ser uma relação de amor, nutrição, conforto e prazer. Quando alguma destas questões não está adequada, é necessário avaliar o que está acontecendo.
Muitas vezes, ajustes simples podem devolver a possibilidade de amamentar, consulte um especialista em amamentação.

Fonte: www.portalped.com.br ; https://brasilescola.uol.com.br/