Os Tipos de Medo Infantil

O medo é algo que está escrito em nosso código genético e nos protege de perigos, na infância temos tipos de medo infantil categorizados . À medida que criança cresce, ela desenvolve um sistema de controle mental e enfrenta o medo de modo mais racional, a menos que seja pega de surpresa, quando isso acontece ela não consegue enfrentar os perigos de forma calma.

Porém há um longo caminho a percorrer para que a criança consiga fazer isso, no qual à medida que certos medos são dominados novos surgem. No nascimento o cérebro ainda não é capaz de reagir seletivamente a estímulos e nem controlar seus movimentos. O controle progressivo das capacidades motora e cognitiva permitem que o bebê perceba certos perigos.

A partir desses processos, podemos ver 3 tipos de medo infantil, os principais são:

Medos Inatos

Existem os medos que estão presentes desde o nascimento os medos inatos. Eles se encontram presentes nos primeiros meses de vida do bebê se caracterizando pelo medo do desconhecido e a falta de controle que se tem. Exemplo de medos inatos são flashes, movimentos bruscos e perda de apoio, esses medos podem ser acentuados ou amenizados, depende da forma que os pais abordam essas situações.

Medos que aparecem com o crescimento

Existem também aqueles medos que aparecem durante o crescimento, eles aparecem de acordo com que nos adaptamos ao ambiente e desenvolvemos novas funções cognitivas. Com 4 anos é comum ter medo do escuro, pois não estamos familiarizados com a escuridão e com o desenvolvimento da imaginação passamos a associar escuridão com bruxas e monstros.

Medo que surgem com eventos traumáticos

E os que surgem com traumas ou induzidos pelo meio, eles se concretizam quando a criança passa por situações de estresse que não conhecia antes. Um exemplo disso pode ser visto quando a criança vai tomar banho e a água está fria, essa situações podem resultar em medo de água.

Existem livros infantis que ajudam as crianças a superarem seus medos de uma forma lúdica e divertida como:

Capa do livro Nina e a Lamparina, Autora Claudia Nina, ilustrações Cecília Murgel
  •   No livro Nina e a Lamparina, a protagonista Nina de 5 anos tem medo de escuro e acredita que a noite traz pesadelos. Mas com a ajuda da mãe que lhe dá um pedaço do sol, uma luminária Nina consegue superar seu medo.
tipos de medo infantil
Capa do livro Gildo, Autora Silvana Rando
  •   No livro Gildo, Gildo o protagonista é um elefante, ele é retratado sendo muito corajoso. Mas tem pavor de balões de aniversario, até que quando posto em uma situação que não pode fugir de balões ele se acostuma com eles e vê que só tinha medo disso porque não era acostumado com o balão.
Capa do livro Mimi a coruja que tinha medo de escuro
  •     Na série Nada de medo da Panda Books, nela temos histórias que representam o medo como algo que deve ser respeitado. Como no livro Mimi a coruja que tinha medo do escuro, Gaspar o lobo que tinha medo de lobo e Léo o pássaro que tinha medo altura.

 Portanto sempre que um dos tipos de medo infantil atrapalhar o desenvolvimento de uma criança, procure um especialista, ele poderá analisar o tipo de medo que a criança está tendo, para assim conseguir ajudar ela a superara-lo.

Autora:  Vanessa Diehl, Sócia da Clínica Horizontes, Especialista em Neuropsicologia e em Neurociência