Notícias

O que é e para que serve a Psicopedagogia?

Matéria escrita pela  Psicopedagoga Vanessa Cardoso Diehl  – ABPp 1159/12  888_00 (1)

Normalmente o paciente que chega ao consultório de Psicopedagogia, vem encaminhado pela escola devido algum insucesso escolar. Porém, as famílias sempre questionam qual é o trabalho do Psicopedagogo, não entendem se é um trabalho de professor particular ou se é um trabalho de psicólogo. E sempre respondemos, nem um, nem outro.

Continue reading “O que é e para que serve a Psicopedagogia?”

Debatendo sobre o Autismo

autismo-1024Podem-se descrever inúmeros exemplos de como as crianças autistas se mostram, pois elas podem apresentar diferentes comportamentos. Elas podem ter rituais, apresentar dificuldades na fala e serem incapazes de estabelecer contato com as pessoas a sua volta, vivendo em um mundo privado e particular. Podem passar horas manuseando um brinquedo, sem conseguirem realmente brincar. Não se discriminam do outro e seu pensamento simbólico encontra-se fortemente inibido, até mesmo não desenvolvido. Qualquer fato ou experiência que invada este ambiente pode ser vivido como algo aniquilador que gera muito medo. Muitas vezes, pelas particularidades de cada indivíduo, o diagnóstico torna-se difícil ou até mesmo tardio. Continue reading “Debatendo sobre o Autismo”

TAG – TRANSTORNO DA ANSIEDADE GENERALIZADA

Dicas_Ansiedade  A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. É considerada normal a ansiedade que se manifesta nas horas que antecedem uma entrevista de emprego, a publicação dos aprovados num concurso, o nascimento de um filho, uma viagem a um país exótico, uma cirurgia delicada, ou um revés econômico. Nesses casos, a ansiedade funciona como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar o desafio e, mesmo que ele não seja superado,  favorece sua adaptação às novas condições de vida.  Continue reading “TAG – TRANSTORNO DA ANSIEDADE GENERALIZADA”

A influência dos desenhos animados no desenvolvimento da personalidade

criancas-assistindo-tvComo sabemos a personalidade é construída ao longo da vida, na infância é onde se molda as características mais peculiares do ser humano. As influências neste período se constituem desde as primeiras relações da mãe com o bebê e no decorrer da infância com as outras figuras que lhe são apresentadas tais como: outras pessoas da família, da escola; o ambiente onde vive do qual não se excluem as tecnologias (TV, rádio, internet, smartphones e etc) que tanto estão em evidencia nos últimos tempos. Continue reading “A influência dos desenhos animados no desenvolvimento da personalidade”

Quem escolhe a escola?

crianca-mae-escola-1359646969962_300x420A família vive hoje uma crise de identidade. Embora seja bem grande o número de pessoas que vive criticando e culpando os pais (cada vez com mais severidade), como se fossem eles sempre os único culpados por quaisquer atos inadequados dos filhos, preciso dizer, com toda a convicção e baseada em minha experiência como educadora há décadas, que nunca houve nas gerações anteriores, pais tão preocupados com a democratização da relação.  Continue reading “Quem escolhe a escola?”

O que é o TOC – Transtorno Obssessivo Compulsivo?

home-tic-toc   TOC, ou transtorno obsessivo-compulsivo, é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade    descrito no “Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais -DSM.IV” da Associação de Psiquiatria Americana. A principal característica do TOC é a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões.

   Entende-se por obsessão pensamentos, ideias e imagens que invadem a pessoa insistentemente, sem que ela queira. Como um disco riscado que se põe a repetir sempre o mesmo ponto da gravação, eles ficam patinando dentro da cabeça e o único jeito para livrar-se deles por algum tempo é realizar o ritual próprio da compulsão, seguindo regras e etapas rígidas e pré-estabelecidas, que ajudam a aliviar a ansiedade.  Continue reading “O que é o TOC – Transtorno Obssessivo Compulsivo?”

As mentiras que as crianças contam

Quem convive com crianças sabe quão frequentes são as situações nas quais elas mentem, ou deixam de contar um fato importante, utilizando o argumento: “Eu não menti, apenas não falei a verdade sobre o que aconteceu.” Obviamente existem muitos motivos que podem levar as crianças a mentir ou distorcer fatos ocorridos, entretanto, é preciso saber porque isso ocorre e em que fase da infância devemos começar a nos preocupar para evitar o desenvolvimento de problemas na vida adulta.

School boys whispering secrets in classroom

Quais motivos podem levar a criança a mentir?

Em muitas situações a criança pode contar uma mentira, na maioria das vezes por medo da autoridade (para evitar um castigo por ter feito algo errado), para contar vantagem frente a algum amigo ou proteger sua própria imagem (diz que é o melhor da classe, corre mais rápido, apareceu na televisão, etc) mesmo sabendo que isso não é real, mas precisa se autoafirmar, ou ainda, por imitação de modelos como outros amigos, ou os próprios pais. Nesse último caso, a criança pode mentir por achar natural, comum, uma saída mais fácil para as situações cotidianas. Continue reading “As mentiras que as crianças contam”