Adaptação e Inclusão de Crianças com Deficiência na Educação Infantil

Esse assunto partiu da relevância de que temos que debater e refletir
sobre o trabalho com as crianças com deficiência na educação
infantil.
            Por exemplo, os primeiros dias da criança com deficiência na
educação infantil: esse processo possui suas especificidades e assim
exige organização e planejamento da equipe da instituição para que a
inclusão do aluno com deficiência nas atividades do grupo ocorra
adequadamente.

            Ao analisarmos os aspectos do planejamento para o
acolhimento dessas crianças, é preciso um trabalho de parceria da
inclusão da família como um importante aliado
para a evolução na adaptação.
As informações trazidas pelos familiares são relevantes, pois
orientam as educadoras a realizarem um excelente acompanhamento. Além
disso, essas trocas com a deficiência mostraram que a permissão para
permanência de membros da família no período de adaptação se limita a
alguns minutos no momento da entrada e saída da criança. Percebe-se
como incipiente esse curto período de tempo para a presença da família
na escola no período de acolhimento, esse fator que pode fragmentar a
relação escola e família.
            Já com relação aos desafios com os quais se deparam os professores
para acolher uma
criança com deficiência, é evidenciado que todo processo de adaptação
exige maior atenção para acolher e desenvolver um trabalho com essas
crianças. Nesse sentido, outra questão refere-se ao conhecimento
necessário dos envolvidos, para viabilizar a inclusão.
Com isso ao mesmo tempo a Escola de Educação Infantil, preza pela formação continuada na perspectiva da inclusão, além de
haver mais apoio de profissionais especializados e de sua presença na
escola.
            Não podemos desconsiderar os conhecimentos que são viabilizados pelos conhecimentos pedagógicos gerais das educadoras, exigindo delas
superação a cada dia. Percebe-se que essas conquistas
vêm sendo superadas com criatividade, comprometimentos, respeito e
compreensão da diversidade presente na escola, tendo as atividades
lúdicas como importante aliada.
            Tecendo uma relação entre o que dizem os dispositivos legais e a
realidade da adaptação inclusiva, evidente que, embora sejam
relevantes os avanços promovidos nos últimos anos com a perspectiva da
inclusão de crianças com deficiência na escola, percebe-se que o
acolhimento para consolidação da adaptação inclusiva é um
processo complexo, que articula estudos da área da educação especial e
da educação infantil, juntamente com a Psicologia. Entende-se que refletir sobre esse
início da escolarização é de extrema importância e que, no caso das
crianças com deficiência, a organização das práticas pedagógicas terá
impactos para elas e suas famílias que marcarão a história dessas
crianças.

Texto desenvolvido por Raí Correia, psicologo da clinica horizontes.