- Todas as quintas-feiras, das 13:30 às 14:30;
- Dirigido a profissionais e estudantes das áreas da saúde e educação;
- Investimento: R$ 130,00 profissionais / R$ 70,00 estudantes
- Inscrições: instituto@clinicahorizontes.com.br / 51 30191799
- Local: Rua José Gomes, 393, Tristeza, Porto Alegre/RS
Notícias
Como reduzir o Estresse
A palavra estresse, na verdade, caracteriza um mecanismo fisiológico do organismo sem o qual nós, nem os outros animais, teríamos sobrevivido. Se nosso antepassado das cavernas não reagisse imediatamente ao se deparar com uma fera faminta, não teria deixado descendentes. Nós existimos porque nossos ancestrais se estressavam, isto é, liberavam uma série de mediadores químicos (o mais popular é a adrenalina), que provocavam reações fisiológicas para que, diante do perigo, enfrentassem a fera ou fugissem. Continue reading “Como reduzir o Estresse”
Criança “arteira” precisa que suas qualidades sejam destacadas
As crianças “arteiras” estão sempre no meio das confusões. Não obedecem em casa ou na escola. Às vezes, são confundidas como sendo hiperativas. São crianças que encontraram na insubordinação às regras um modo de serem. E assim são reconhecidas.
Se as pessoas que lidam com elas têm essa visão, a das crianças não é nada diferente. Dificilmente as pessoas lhes apontam as coisas positivas que fazem, assim como elas, que não conseguem enxergar em si algo nesse sentido. Por um motivo ou outro, essas crianças foram se construindo dessa maneira, onde a quebra de regras parece ser a regra para elas. Continue reading “Criança “arteira” precisa que suas qualidades sejam destacadas”
HOMENS TAMBÉM SOFREM COM A CRISE DOS 40 ANOS
Sociedade tende a valorizar a juventude, o que torna ainda mais comum a crise dos 40 anos
Longe de ser apenas mais um aniversário, a chegada dos 40 anos, para alguns homens, é considerada um marco. A fase normalmente dá ensejo a uma avaliação da vida pessoal. E, dependendo do resultado desse olhar sobre a trajetória feita até ali, desconfortos, mágoas e uma tristeza podem surgir. É a crise dos 40.
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A importância da amamentação para o aprendizado da fala
Você sabia que o aleitamento materno fortalece os músculos dos lábios, boca e língua, preparando esses órgãos para o aprendizado da fala?
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O que é dislexia?
Muito se ouve falar sobre dislexia, mas realmente o que é e como pode ser a intervenção com pessoas que tem essa dificuldade?
Dificuldades da fala na infância
A linguagem representada pela fala, pela mímica e pela escrita, não é um momento estanque na vida da criança. Ela é de suma importância, no momento em que quanto mais à criança adquire a capacidade de desenvolver-se pela fala, por gestos ou pela escrita mais ela organiza seus pensamentos.
A linguagem começa a se formar muito antes da criança falar, inicia com o olhar, com a expressão facial, ou com gestos para comunicar-se com o outro. Critchley (1975) fala da linguagem de uma maneira clara: “linguagem é a expressão e a recepção de ideias e sentimentos”. Entende-se, portanto, que a linguagem é peculiar ao homem, pois só o homem consegue se comunicar através de símbolos gestuais, orais e escritos.
Ainda nos dias de hoje, há pais que se perguntam qual a melhor idade para iniciar a vida escolar de seus filhos. Há duas “correntes”: uma acredita que a criança deve ir o mais cedo possível e a outra que o melhor é esperar um pouco. Zorzi (1999) fala: “é comum observarmos crianças que chegam muito tímidas e inseguras á escola. Outras agressivas ou com outros problemas de relação e que passado um tempo de vivência escolar evoluem visivelmente”. Situação essa que pode ocorrer com crianças que apresentam problemas no desenvolvimento da linguagem. Há pais que relatam que seus filhos começaram a falar, ou passaram a falar melhor, depois de ingressarem na escola.
Os problemas da fala são caracterizados por qualquer alteração que impeça ou dificulte a produção de sons que formam as palavras, os chamados fonemas. As alterações mais simples da fala e mais frequentes estão relacionadas às trocas, omissões e distorções dos sons. Já as alterações mais graves estão relacionadas com atrasos no desenvolvimento, ou seja, crianças que começam a falar muito tarde. É esperado atualmente que a aprendizagem dos sons da língua se dê até os cinco anos de idade, uma vez que com seis anos de idade a criança ingressará no primeiro ano do ensino fundamental.
Deve-se ter muita atenção à audição das crianças que apresentam trocas na fala ou atraso da mesma, pois problemas de audição podem repercutir diretamente no aprendizado da fala e da linguagem. Se a audição, por algum motivo, estiver prejudicada, a criança não estará recebendo os sons das palavras adequadamente. Por isso, realizar uma avaliação audiológica é imprescindível nesses casos.
Cabe então ao fonoaudiólogo poder avaliar a criança e orientar a família da necessidade ou não de tratamento fonoaudiológico. Muitas vezes cabe ao profissional orientar aos pais quanto às atitudes que devem ser tomadas para facilitar a aprendizagem de seus filhos. A criança deve ser incentivada a falar e perceber que há uma expectativa saudável para que ela pronuncie adequadamente os sons das palavras. Não existe um tratamento ideal que possa ser generalizado para todas as crianças, existe sim um tratamento que busque compreender as dificuldades e necessidades de cada uma delas e que procure desenvolver habilidades de acordo com as suas necessidades e possibilidades.
Portanto, sendo a linguagem representada pela fala, pela mímica e pela escrita, quanto mais à criança adquire a capacidade de desenvolver-se pela fala, por gestos ou pela escrita mais ela organiza seus pensamentos. Por isso não devemos encarar a aprendizagem de leitura e escrita como um momento estanque na vida da criança e sim estarmos atentos ao seu desenvolvimento e o que é esperado para cada idade, pois muitas vezes a criança acaba produzindo na escrita às trocas que realiza na fala.
Há oito anos venho trabalhando em fonoaudiologia clinica e escolar de forma terapêutica e preventiva através de orientação à pais sobre às questões relacionadas a fala e aprendizagem das crianças e adolescentes. Atualmente a prevenção vem ganhando espaço em nossa cultura, o que possibilitará cada vez mais, o melhor desenvolvimento social, escolar e porque não integral do indivíduo.
Bibliografia
- Infantil, Rio de Janeiro, Revinter, 1999, 139 p.
- MOUSINHO, Renata et al. Aquisição e desenvolvimento da linguagem: dificuldades que podem surgir neste percurso. Revista Psicopedagogia, São Paulo , v. 25, n. 78, 2008. Acesso em 28 out. 2013.
- ROTTA, N.T; OHLWEILER, L; RIESGO, R.S. Transtornos da aprendizagem – Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
- SCHIRMER, C.R; FONTOURA, D.R; NUNES,M.L. Distúrbios da aquisição da linguagem e da aprendizagem. Jornal de Pediatria. Rio de Janeiro, 2004. Acessos em 28 out. 2013.
- ZORZI J.L. A Intervenção Fonoaudiológica nas Alterações de Linguagem.
Por que meu filho perde o sono?
Alguns pais questionam-se em relação ao sono dos filhos. Dizem que a criança não dorme ou acorda várias vezes durante a noite. Não sabem se deve ser alimentada ao acordar, se a deixam chorar, se trazem para o seu quarto.
Perda auditiva em bebês e implante coclear
Assista à reportagem realizada pela RBS TV, onde a fonoaudióloga Manoela Czuka explica o processo de adaptação do implante coclear e como o teste da orelhinha ajuda a diagnosticar perda auditiva em bebês.
Continue reading “Perda auditiva em bebês e implante coclear”
Primeira separação mãe e filho
A psicóloga Renata Viola Vives comenta o processo da primeira separação entre a mãe e o seu filho na reportagem sobre educação infantil no quadro “E agora, mamãe?” do programa Jornal do Almoço, transmitido pela RBS TV.